terça-feira, 21 de julho de 2015

Tema de ENEM

Organismos transgênicos: fonte de problemas ou de soluções?

          O desenvolvimento da transgenia representou um avanço importante. Pôde, inclusive, derrubar a teoria de Thomas Malthus que dizia que a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética enquanto a população em progressão geométrica. Não aconteceu. Aumentou-se a produção mundial de alimentos e, basicamente, as pessoas passaram a ter menos filhos. Tudo isso devido ao desenvolvimento da transgenia que, diretamente e indiretamente, impactou e transformou a sociedade atual.   
            Com a introdução ou manipulação de genes específicos em determinados organismos é possível selecionar neles determinadas características. Com isso, culturas como a soja puderam ter aumento na produtividade. O gado bovino, outro exemplo, pode ter aumento de peso, tamanho e ainda estar pronto para o abate em um menor tempo. Medicamentos como a penicilina e outros são agora produzidos em larga escala, salvando vidas e beneficiando a população de diversas formas.
            Apesar da importância que ela tem é necessário ressaltar pontos negativos que tal avanço também traz. Dessa forma, ao selecionar e produzir espécies que sejam “economicamente interessantes”, fazendo modificações em suas estruturas genômicas e expandindo posteriormente sua produção, ocorre uma perda na biodiversidade dessas espécies. Com isso, caso uma praga se manifeste resistente ao organismo modificado, culturas inteiras poderão ser atingidas simplesmente por seres clones, iguais e indiferenciados.
            Assim, uma forma de compensar a deficiência causada pela não biodiversidade em uma plantação monocultora, por exemplo, é utilizado em escalas cada vez maiores defensivos agrícolas. Tal prática é de certa forma ruim, pois, elimina também outros organismos benéficos do meio e polui terrenos e lençóis freáticos. Com esse método, pragas mais resistentes poderão ser selecionadas e as pessoas poderão vir a ter a saúde debilitada ao consumir resquícios desses agrotóxicos mantidos em partículas mínimas nesses produtos.

            É uma situação delicada que fomenta opiniões diferentes. De um lado, a defesa da manutenção do uso dos transgênicos, tão necessário na produção de alimentos, medicamentos e outros. Do outro, a natureza sendo agredida, a diminuição da biodiversidade e o possível surgimento de novas pragas que poderão causar danos talvez irreparáveis. É, talvez, a transgenia um mal necessário do qual é necessário buscar novos métodos e práticas que tornem os pontos negativos discutidos em pontos amenos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário